Pet South America 2013

 

Pet South America – Feira Internacional

A Pet South America serve como vitrine do setor pet e veterinário da América Latina. É a principal feira deste segmento. A partir disso, a Pet proporciona o espaço perfeito para geração de importantes negócios e uma plataforma de conteúdo técnico-cientifico inovador para os importantes players desse mercado que buscam soluções e novidades do setor pet.

A Pet South America atrai visitação qualificada, ou seja, reúne profissionais do setor, como, médicos veterinários, pet shops, distribuidores, fabricantes de ração e suprimentos, laboratórios, entre outros.

Destaques da última edição
- Em 2011, 200 marcas tiveram a oportunidade de fazer networking;
- Presença de 20.000 profissionais altamente qualificados;
- Em exposição: novidades e tendências em saúde animal, alimentação, beleza e acessórios.

Eventos Paralelos

Congresso Paulista das Especialidades

Oriundo da união do CONPAVEPA – organizado pela Anclivepa-SP e o CONPAVET – organizado pela SPMV, é responsável por oferecer aos participantes, um congresso com conteúdo altamente qualificado sobre diversas especialidades, que hoje integram a medicina veterinária.

Seminário de Lojistas

Com uma programação composta por temas atuais e pertinentes ao dia a dia dos profissionais do mercado Pet como lojistas, vendedores, médicos veterinários e ainda para os futuros empreendedores deste mercado tão peculiar e carente de conteúdo de qualidade – O Seminário de Lojistas conta com a presença de palestrantes de renome e efetivamente atuantes nos diversos setores do mercado Pet.

Entre em contato com a NürnbergMesse pelo telefone:
11 3205-5023 ou por e-mail: petsa@nm-brasil.com.br

Fonte: https://www.petsa.com.br

 

 

Verão exige mais cuidados com animais de estimação

 

Segundo o médico veterinário Fabiano Castellano, em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e locais para se abrigar do sol forte e da chuva. Também devem estar com a higiene, os vermífugos e as vacinas em dia.

“No verão, cães e gatos podem tomar banho até duas vezes por semana, desde que com produtos adequados. O ideal são os shampoos anti-pulgas especiais para animais, que não gerem irritações na pele”, afirma. “A tosa também é indicada para os bichos mais peludos, proporcionando-lhes mais conforto nos dias de calor”.

A proprietária Ana Carolina Minguetti não descuida de sua cachorrinha Belinha, que está com dois anos de idade. De pelos longos, o animalzinho costuma sentir mais calor e ficar bastante ofegante no verão.

Por isso, recebe tratamento especial. “Belinha toma banho todo sábado e é tosada uma vez por mês. Além disso, cuido para que ela tenha bastante água”, conta Ana.

Quanto às vacinas e vermífugos, os proprietários devem se manter atentos para garantir que a carteirinha dos animais permaneça em dia. É importante que os produtos sejam ministrados sob orientação de veterinário.

“Quem vai levar o animal para o litoral também deve utilizar algum produto para prevenir dirofilária, provocada por um verme que ataca o coração”, lembra Castellano.

Para evitar mal estar e estresse, principalmente em cachorros, os passeios devem ser controlados. Principalmente entre animais de pele branca, que não devem sair em horários de sol forte.

“As pessoas devem tomar os mesmos cuidados que tomam com crianças, procurando fazer as caminhadas antes das 10 da manhã e nos finais de tarde”, diz o veterinário.

Quanto ao transporte em carros, dentro da cidade ou em estradas, é obrigatório levar os animais dentro de caixas especiais ou presos com cinto de segurança, sendo que eles nunca devem ficar soltos entre os bancos ou no colo. O veículo também deve ser mantido fresco para evitar que o animal sofra. O ideal é ligar o ar condicionado.

 

Doença que afeta o intestino dos animais de estimação pode ser transmitida para o homem

giardíase é uma doença comum que afeta a saúde dos cães. A patologia causa complicações intestinais ao animal e pode ser transmitida ao homem. De acordo com Karine Lodi, veterinária do Hospital Veterinário Batel (HVB), a contaminação acontece quando o animal ingere o cisto do protozoário. “Os pets ingerem esse cisto pelas fezes de animais infectados, por meio de alimentos e pela água contaminada”, ressalta.

Para combater a doença, a médica indica que a vacinação é uma forma de amenizar os sintomas e evitar que o animal doente elimine os cistos da giárdia no ambiente. Porém, a vacina estava em falta no mercado desde 2010 e, somente agora, foram recebidos novos lotes. “Por isso estamos alertando os donos que tragam seus cães para colocar a vacinação em dia. Como o período sem imunização foi muito extenso o pet precisará tomar duas doses com o intervalo de 30 dias cada uma. Para o dono que trouxer o cachorro ao HVB, a segunda dose será aplicada gratuitamente, desde que traga a carteirinha de vacinação”, comenta.

Desta forma, o animal ficará imune contra o parasita até receber a próxima aplicação, que deverá ser feita após 12 meses. “A reinfecção nos pets é muito frequente, pois há uma quantidade muito grande de cistos no ambiente. Se ele estiver vacinado, diminui a quantidade de cistos a serem eliminados. Além disso, a limpeza do ambiente deve ser realizada com produtos específicos que eliminam a giárdia”, explica a veterinária.

No caso de contaminação em humanos a médica faz um alerta sobre os cuidados necessários como a ingestão de água sempre filtrada ou fervida. “Neste caso, hábitos de higiene como lavagem correta das mãos e dos alimentos são cuidados fundamentais”, recomenda Karine.